Recuperação de dados é o processo de extrair e recuperar arquivos contidos em dispositivos de armazenamento de dados como HDs, SSDs, cartões de memória, pen drives, servidores raid, etc., que se encontram com algum tipo de problema que impede que os seus dados sejam acessados.
Este é um procedimento complexo e o aconselhável é que seja feito em um ambiente livre de partículas de poeira, as chamadas salas limpas. As salas limpas são ambientes montados com o intuito de evitar que alguns fatores como temperatura, umidade e até mesmo a luz, prejudiquem o processo de recuperação de dados.
Ao se deparar com situações de queda do HD, falha no disco, apagamento ou formatação acidental, ataque por vírus, entre outras, entre em contato com a HD Doctor, empresa especializada em recuperação de dados de HD. Isto porque uma tentativa de recuperação sem o conhecimento e os equipamentos necessários, pode inviabilizar uma recuperação profissional de dados.
Vale ressaltar que o serviço que a HD Doctor oferece é para recuperar dados de HD corrompido, por exemplo, e não fazer o conserto de hd. Isso porque, após um hd apresentar defeitos e falhas, não aconselhamos mais a sua utilização, já que o mesmo passa a não ser mais um dispositivo confiável.
Para oferecer um orçamento preciso para recuperar HD é necessário, primeiramente, fazer uma análise no dispositivo. Nesta análise é verificada a viabilidade do serviço e, tendo o diagnóstico apresentado possibilidade de recuperação, será possível avaliar o tempo necessário de processamento, o grau de dificuldade e um índice estatístico que mostrará as possibilidades de um resultado positivo.
O orçamento se dá, principalmente, devido à complexidade do serviço. Contudo, para oferecer um parâmetro, os serviços de recuperação de HD costumam ficar a partir de R$600,00. Mas, para um orçamento exato, é necessária a análise. Na HD Doctor a análise é gratuita, sem compromisso e feita 24h após a chegada do dispositivo em um dos nossos laboratórios.
A sigla HD refere-se a “hard drive” que, traduzindo, significa disco rígido. Sua principal função é armazenar dados de um computador.
Dentro de um HD existem diversos mecanismos que auxiliam no funcionamento do dispositivo. Os discos rígidos ou platters são responsáveis pelo armazenamento dos dados no HD. Os discos ficam posicionados em um eixo que possui a função de fazê-los girar. Já a cabeça de leitura é responsável pela gravação e leitura de dados do HD.
Em média a vida útil de um HD é de 6 anos, mas são poucos que chegam até esse período sem demonstrar nenhum problema. Diversos fatores influenciam na durabilidade do HD como temperatura, mau uso e até defeitos de fábrica, podendo estes também resultar na perda de arquivos. Quedas, por exemplo, são uma das principais causas de perda de dados. Isso porque, dependendo do impacto, os componentes internos do HD podem ser danificados, impedindo que o processo de leitura de dados siga normalmente.
Em casos de falhas no HD que resultem em perda de dados, a melhor opção é não utilizar mais o dispositivo para evitar o agravamento da situação e, então, entrar em contato com a HD Doctor, especialista em recuperar HD. Precisa recuperar HD corrompido ou com qualquer outro tipo de problema? Ligue: 0800 607 8700.