Enterprise Resourse Planning é uma tecnologia que veio para ajudar os gestores em suas soluções de melhorias administrativas. Com isso, o ERP tem o objetivo de favorecer a comunicação de colaboradores e facilitar a análise de dados.
Além disso, esse sistema auxilia na segurança dos arquivos, trazendo ferramentas que impedem a perda de dados. Para poder ter uma visão geral sobre essa tecnologia, veja este post que separamos para você:
Entendendo sobre o que é ERP
Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema de Gestão Integrado, é um sistema de gestão que facilita o acesso de forma segura e integrada aos dados da empresa.
Por meio dela, os gestores conseguem fazer análises aprofundadas sobre a produtividade de seus funcionários, agrupar atividades de diferentes áreas da empresa e observar como está sendo o custo do negócio.
Assim, em um único sistema, você concentra toda a organização do fluxo de dados da empresa. Desse modo, a gestão se torna mais descomplicada, colaborativa e com mais possibilidades de insights.
Sistema ERP e a segurança de dados
Além dessa plataforma auxiliar na parte administrativa da empresa, também ajuda na área da segurança das informações. Isso porque, com ela, é possível evitar eventuais prejuízos corporativos.
O ERP trabalha com armazenamento em nuvem, ou seja, os dados são enviados para um sistema de backup por meio da internet ou por outra rede. No ambiente online, encontra-se um meio onde há mais camadas de segurança, evitando, assim, a perda de dados e/ou a facilidade da sua recuperação.
Confira alguns exemplos de ferramentas que oferecem essa segurança da informação:
Firewalls
Os firewalls bloqueiam qualquer transação maliciosa entre os fluxos de informações. Sendo assim, ele monitora o tráfego entre o banco de dados do ERP e as áreas que os utilizam, protegendo o sistema e interrompendo o acesso em caso de ameaças.
Controle do acesso de dados
Outra forma de segurança é controlar quem tem acesso as informações da corporação. Além disso, esse controle possibilita o monitoramento de qual colaborador verificou determinado dado e quando. Dessa forma, é sempre possível saber quem teve acesso aos dados, reduzindo chances de invasões.
Criptografia
Para complementar a última medida de segurança, a criptografia é feita por meio de codificações que impossibilitam a leitura dos dados, tornando-os difíceis de ler. Dessa forma, esse método faz com que os dados sejam protegidos de qualquer pessoa que não tenha autorização de acessá-los.