Você faz backup dos seus dados regularmente? Para saber como fazer backup é interessante possuir uma estratégia para que não ocorra o risco da perda de dados, sejam eles pessoais ou da sua empresa.
De acordo com a pesquisa realizada pela Blackbaze, as pessoas tem tido mais cuidado em relação a segurança dos seus dados. Sendo assim, desde o ano de 2008, houve um aumento de 15% na prática de executar backups, porém grande parte das pessoas não possuem uma estratégia para a realização dos backups.
Então, separamos algumas dicas para te auxiliar a manter um processo seguro para os seus arquivos!
Tipos de backup
Antes de tudo, é fundamental entender os dois principais tipos de armazenamento, o externo e o em nuvem. Com isso, você consegue identificar o mais interessante dentro de cada categoria.
Armazenamento externo
Este tipo de backup envia os dados para um armazenamento externo, como um HD, pen drive, cartão de memória, entre outros. Por meio dele, você tem acesso imediato aos seus dados, sem a necessidade de estar conectado a alguma rede de internet.
Além disso, você encontra uma alta quantidade de armazenamento em um único HD, por exemplo, 2tb, 5tb, entre outros.
Porém, devido a fragilidade desses dispositivos, é indicado evitar transportá-los para outros locais, pois pode danificar a unidade de armazenamento e ocasionar em perda de dados.
Armazenamento em nuvem
Este é um método online de backup que salva os seus dados para um servidor remoto, por meio de softwares como Google Drive, Dropbox, iCloud, entre outros. Dessa maneira, os seus arquivos ficam armazenados virtualmente, podendo ser acessados de qualquer dispositivo, seja smartphone, tablet ou computador.
Entretanto, por ser um meio online de backup, há uma vulnerabilidade maior a ataques de malware. Desse modo, há uma possibilidade de roubo ou perda de dados devido a vírus ou hackers.
Então, como fazer backup?
Para você não ter problemas com perda de arquivos, uma estratégia que recomendamos é a 3-2-1. Essa estratégia consiste em você salvar os seus dados em diferentes lugares e, assim, você terá a cópia das suas informações. Dessa forma, ele é feito do seguinte modo:
1°) Faça 3 cópias dos seus dados;
2°) Deixe 2 em dois dispositivos diferentes;
3°) Deixe 1 em um dispositivo que não necessite de internet.
A melhor forma de executar esta estratégia é deixar os arquivos originais no computador, o backup em um armazenamento externo e outro em um armazenamento em nuvem. Mas, isso depende da sensibilidade dos seus dados e qual será a melhor forma de distribuí-los.
Evite esses erros ao realizar um backup!
Alguns comportamentos durante a realização dessa estratégia podem complicar o processo de segurança dos seus dados, confira:
- Usar apenas dispositivos físicos;
- Usar apenas dispositivos digitais;
- Não fazer backup de todos os arquivos relevantes;
- Colocar os dados em um local inacessível.
Ficando atento a esses cuidados, você reduzirá a chance de ter perda de dados. Porém, caso aconteça novamente, é importante procurar uma empresa referência em recuperação de dados, que é o caso da HD Doctor!
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