Com o aumento de diversos tipos de malwares, fez-se necessário a criação de soluções para evitar a proliferação desses vírus. Sendo assim, surgiu a ideia do Bug Bounty, uma segurança crowdsourced como uma maneira de suprir essa necessidade.
A segurança crowdsourced se trata de utilizar uma comunidade de especialistas que usam os seus conhecimentos de programação e cibersegurança para deter ataques de hackers maliciosos.
Conhecendo mais sobre Bug Bounty
Como dito anteriormente, é utilizado o método de crowdsourced para reunir profissionais da área cibernética, como “White hat”, termo advindo dos tempos de faroeste, em que os “mocinhos” usavam chapeús brancos para se diferenciarem dos bandidos que usavam chapeús pretos. Dessa forma, as plataformas desse meio mobilizam esses grupos e os recompensam por cada vulnerabilidade descoberta, trazendo mais segurança para a internet e às redes.
O processo funciona da seguinte maneira: os bughunters encontram uma vulnerabilidade e reportam para a plataforma Bug Bounty. Dessa forma, os profissionais apresentam o processo que foi utilizado para encontrar o problema.
Sendo assim, as empresas que desejarem realizar a correção basta seguir os passos do profissional. Em algumas plataformas, é possível, inclusive, solicitar ajuda para o bughunter em caso de dúvidas.
A primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil
A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty criada no Brasil e foi fundada por Caio Telles e Bruno Telles, com o objetivo de diminuir o ataque cibercriminoso.
Nesta plataforma, os bughunters são recompensados por cada relatório válido de ameaça realizado. Com isso, é levado em conta a gravidade da vulnerabilidade para determinar o valor da recompensa.
É importante ressaltar que qualquer pessoa pode ser um bughunter, basta ter conhecimento na área de programação para se aprofundar nos tópicos de cibersegurança.
O ponto principal dessa iniciativa é incentivar cada vez mais a segurança digital. Além disso, é imprescindível às empresas, auxiliando a encontrarem, solucionarem e se protegerem de ataques cibernéticos.
Conheça mais plataformas de Bug Bounty pelo mundo
Sendo o bug bounty uma excelente alternativa na busca de uma maior segurança digital, existem diversas outras plataformas, assim como a BugHunt, para auxiliar neste fim. Segue algumas das principais:
- HackerOne é uma das maiores plataformas de Bug Bounty do mundo, com uma comunidade global de hackers éticos que trabalham para identificar vulnerabilidades em sistemas e softwares de empresas parceiras.
- Bugcrowd é outra plataforma de Bug Bounty que ajuda as empresas a encontrar e corrigir vulnerabilidades em seus sistemas, oferecendo recompensas aos pesquisadores de segurança que descobrem as falhas.
- Programa de Recompensas por Vulnerabilidades do Google é um exemplo de programa de Bug Bounty mantido por uma empresa, que oferece recompensas aos pesquisadores que descobrem vulnerabilidades em seus produtos e serviços.
- Open Web Application Security Project (OWASP) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a segurança do software. O site oferece muitos recursos para profissionais de segurança, incluindo guias para teste de penetração e segurança de aplicativos.
- CISOfyAdvisor é um portal de notícias de segurança cibernética que oferece informações atualizadas sobre vulnerabilidades, ataques e tendências em cibersegurança, incluindo informações sobre Bug Bounty.
Para saber mais sobre segurança digital e recuperação de dados, acompanhe a HD Doctor nas redes sociais: instagram, facebook e linkedIn