Ao procurar por recuperação de dados no Google, vemos que, em alguns casos, há a indicação do software HDD Regenerator como solução para consertar HD com setores defeituosos e, logo, auxiliar na recuperação de dados de HD. Neste artigo, iremos esclarecer se o HDD Regenerator funciona mesmo e quais as suas implicações.
Como funciona o HDD Regenerator?
O HDD Regenerator promete consertar setores defeituosos de um HD, o que chamamos de Badblocks. O software começa fazendo uma varredura pelo dispositivo para localizar esses setores defeituosos. Posteriormente, anula-os para que estes não sejam mais capazes de ser lidos.
A questão principal no caso do HDD Regenerator, motivo pelo qual não recomendamos o seu uso, é que o software força a leitura dos setores defeituosos, aumentando a carga imposta na cabeça de leitura e, em muitos casos, causando a sua quebra. Além disso, ao ignorar esses setores defeituosos, o software não faz um alinhamento com o S.M.A.R.T. do HD e, com isso, o mapeamento é perdido, ocasionando em perda de dados.
Contudo, para ilustrar este ponto, o gestor do departamento de recuperação de dados da HD Doctor, Bruno Ribeiro, compartilhou um caso real em que o cliente utilizou o software e então trouxe para fazer a recuperação dos dados. O cliente contou que, após ver o tutorial no YouTube e fazer a varredura no HD, começou a escutar alguns barulhos no HD, mas não deu muita atenção. Após alguns dias de uso, ele percebeu que os arquivos começaram a desaparecer ou não funcionar de forma correta. Dias depois, o barulho se intensificou e o HD parou de funcionar de vez. Neste caso, quando o HD chegou, já estava com a cabeça de leitura quebrada e foi necessário fazer a troca do componente para, então, fazer a tentativa de recuperação dos dados.
Quando usar o HDD Regenerator?
O mais indicado é usar o software em dispositivos que não tenham dados e que não serão utilizados para gravação de arquivos no futuro. Isso porque, caso contrário, há o risco de iminentes falhas, podendo correr o risco de perder os arquivos de forma irreversível. Por exemplo, quando a cabeça de leitura quebra, existe o risco do atrito com a superfície do disco, local onde ficam gravados os dados. Consequentemente, a perda de todas as informações que estavam gravadas ali.
Há alguns anos atrás, essa ferramenta era utilizada e trazia um certo benefício ao usuário. Contudo, com as novas tecnologias no mercado, os próprios discos já são mais inteligentes e eles mesmos conseguem, em até certo ponto, fazer esse trabalho de remapeamento.
Como proteger o meu HD?
Como sabemos, HDs são dispositivos sensíveis e é necessário certo cuidado ao manuseá-lo, evitando qualquer impacto para que não haja, por exemplo, um desalinhamento de leitura ou até o travamento do motor. Aqui iremos compartilhar algumas dicas úteis que irão auxiliar na proteção do seu HD e até no aumento de sua vida útil.
- Instale um software que monitore a saúde do seu HD. Indicamos, por exemplo, o “Crystal Disk Info”, software gratuito e extremamente intuitivo.
- Evite qualquer tipo de impacto no HD, principalmente se o dispositivo estiver em funcionamento;
- Não deixe a temperatura do dispositivo subir muito. Caso o dispositivo fique em local muito quente, aconselhamos a aquisição de um cooler.
- Não transporte notebooks com o HD ainda em funcionamento. Nesses casos, sempre desligue o notebook para que não ocorra problemas no HD;
- Evite ligar e desligar o dispositivo muitas vezes. Caso vá usá-lo daqui a algumas horas, opte por deixar em modo de hibernação.
- Não tente fazer a recuperação do HD com softwares gratuitos ou sem o auxílio de um técnico especializado, principalmente se os dados forem importantes;
Recuperação de dados de HDs com badblock
A HD Doctor é especializada em recuperação de dados de HD com badblock e possui um estoque de mais de 40.000 HDs para trocas de peças. Além disso, possuímos em nossos 3 Laboratórios (Belo Horizonte – MG, Curitiba – PR e São Paulo – SP) salas limpas que permitem que nossos Especialistas, em caso de necessidade, abram o dispositivo sem comprometer a integridade do disco.
O primeiro passo para a tentativa de recuperação de dados é enviar o dispositivo para um de nossos Laboratórios para que possamos realizar uma análise. Essa análise é gratuita e sem compromisso e, a partir dela, é possível entender o que houve com o dispositivo, quais os processos serão necessários ser realizados e se existe real chance de recuperação de dados.
Precisa recuperar HD com badblock, recuperar HD corrompido ou recuperar dados de outros dispositivos de armazenamento de dados? Confie na HD Doctor, empresa especializada e que está há 20 anos no segmento de recuperação de dados em HD. Entre em contato com um de nossos Especialistas pelo 0800 607 8700 e solicite o envio gratuito do dispositivo para análise.
Não deixe de seguir a HD Doctor nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn