Recuperação de Dados

Ataque hacker: aprenda como proteger o seu dispositivo

Quando abordamos sobre ataque hacker nos referimos a alguém que invade o sistema do computador, smartphone ou outros dispositivos com o objetivo de danificar dados, instalar vírus, etc. Isso porque, o dispositivo fica vulnerável ao ataque, permitindo que o invasor tenha acesso facilmente aos seus arquivos.

Então, para te ajudar a se proteger de ataques hackers e para te tranquilizar enquanto navega pela internet, preparamos esse conteúdo com algumas dicas!

Como se proteger de ataque hacker

A empresa de cibersegurança Kaspersky separou algumas medidas de segurança que auxiliarão a diminuir as chances de ocorrer um ataque hacker, principalmente para a área corporativa. Confira abaixo algumas delas:

Filtragem do tráfego de entrada

A filtragem do tráfego de entrada serve para limitar o acesso de informações no dispositivo. Sendo assim, as políticas de filtragem devem ser executadas em todas as pontas dos dispositivos, seja roteadores, firewalls ou sistemas IDS.

Além disso, é importante a filtragem voltada para o e-mail, conferindo a origem daquela mensagem, para não cair em um phishing.

Bloqueio de sites maliciosos

Para não correr o risco de acessar sites maliciosos, já bloqueie aqueles que são comumente conhecidos. Com isso, você evita contato direto com possíveis malwares. Um exemplo é implementar servidores proxy de interceptação. Considere também usar feeds sobre dados de inteligência contra ameaças para manter listas atualizadas de ameaças virtuais.

Para garantir sempre a entrada em um site seguro, o Google Chrome oferece uma opção para habilitar o acesso apenas para sites que possuem HTTPS, já que a letra “S” se refere a segurança, e quando um site não possui essa letra, pode estar mais suscetível a roubo de dados. Desse modo, para ligar essa função, veja o passo a passo a seguir:

Passo 01

Entre no Google Chrome e selecione os três pontos no canto superior direito e, logo depois, clique em “Configurações”.

Passo 02

Quando a nova página abrir, vá até “Privacidade e segurança” e, em seguida, selecione a opção “Segurança”.

Passo 03

Agora, basta descer a página até o tópico “Avançado”, habilitar a opção de sempre usar conexões seguras e pronto!

Proteção RDP

RDP é uma sigla que vem do inglês “Remote Desktop Protocol“, sendo traduzido para Protocolo de Área de Trabalho Remota. Por meio dela, é possível acessar o computador sem que a pessoa esteja fisicamente próximo ao dispositivo. Assim, seu computador estando acessível a esse serviço, ele fica mais vulnerável a ser invadido por hackers.

Dessa forma, vale desativar o RDP sempre que possível. Se, por algum motivo, você não conseguir parar de usá-lo, coloque sistemas com uma porta RDP aberta (3389) atrás de um firewall e permita o acesso a eles apenas por meio de uma VPN.

Autenticação multifator

Outra dica é utilizar a autenticação multifator, ou seja, utilizar mais de uma maneira de autenticação para acessar determinado site ou aplicativo, por exemplo, apresentar a senha e confirmar o e-mail.

Senhas fortes, usando letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais, também ajudam a reforçar a segurança da sua conta na internet. Além disso, políticas de bloqueio automático de conta em todos os pontos que podem ser acessados ​​remotamente para que não haja invasores.

Corrija vulnerabilidades conhecidas

Instale em tempo hábil as últimas atualizações do sistema operacional para reduzir o risco de vulnerabilidades no sistema e no dispositivo.

Não se esqueça do backup!

Além de todas essas ações citadas anteriormente para evitar o ataque hacker, é sempre importante manter o backup dos seus dados atualizados, para não ocorrer a perda de dados. Isso porque, essas invasões podem ocasionar em exclusão de arquivos importantes ou no mau funcionamento do dispositivo, sendo necessário formatá-lo.

Dessa forma, a prática de efetuar backups periodicamente pode te ajudar a evitar uma recuperação dos dados. Porém, caso já tenha perdido os seus arquivos e não sabe como fazer para reavê-los, procure uma empresa especializada em recuperação de dados, como a HD Doctor.

A HD Doctor é a maior empresa de recuperação em dados da América Latina e tem mais de 20 anos de experiência no setor. Oferecemos serviços de recuperação de dados em HD, SSD, smartphone, servidores, entre outros. Além disso, possuímos mais de 105.000 clientes satisfeitos e 95% de sucesso em todos os casos recebidos. Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas pelo 0800 607 8700. Atendimento 24H!

Fonte: Kaspersky

Veja também

Post anterior
Deepfake: o que é e qual seu impacto na sociedade?
Próximo post
HD Externo acesso negado: o que fazer para reverter
Você também pode gostar
Menu