Realizar backup periodicamente no Macbook ou iMac é fundamental, já que, como qualquer outro dispositivo, há o risco de ocorrer perda de dados. Tendo um backup, você já garante que, se qualquer eventual falha acontecer, os seus documentos estarão seguros em outro dispositivo ou mesmo na nuvem, evitando a necessidade de recuperar dados apagados Mac.
Neste post, vamos mostrar para você 3 maneiras de como fazer backup dos seus arquivos no Macbook!
Time Machine
O Time Machine é um programa gratuito de backup disponibilizado pela Apple que te permite salvar aplicativos, arquivos pessoais, imagens, e-mails, entre outros documentos.
Essa fermenta possibilita ao usuário configurar a frequência com que deseja que um backup seja efetuado. Por exemplo, se será diariamente ou semanal. Sendo assim, a cópia dos seus dados será feita automaticamente, não sendo necessário se preocupar em perder os seus dados. Inclusive, esse backup pode ser utilizado também se houver necessidade de restaurar o Mac.
Para começar a utilizar o Time Machine, basta seguir os seguintes passos:
1º) Clique em “Preferências do sistema”, depois em “Time Machine” e veja se está habilitado para uso;
2º) Selecione o disco de backup e determine o disco rígido;
3º) Após essas alterações, vá em “Opções” e veja se as configurações estão ajustadas de acordo com suas preferências.
Armazenamento em nuvem
Assim como o Time Machine, a Apple também oferece serviço de armazenamento em nuvem chamado iCloud. Desse modo, você pode acessar os seus arquivos de onde precisar e em qualquer aparelho da marca, seja no Mac, iPhone ou iPad.
O backup é realizado automaticamente e para sua disponibilização, confira as seguintes etapas:
1ª) Clique em “Preferências do sistema” e depois em “iCloud”;
2ª) Insira o seu ID Apple e escolha o que deseja guardar na nuvem;
3ª) Aperte em “Opções” e selecione as opções “Fototeca do iCloud”, “Meu Compartilhamento de Fotos” e “Álbuns Compartilhados do iCloud”.
Além do iCloud, há outros serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive e o Dropbox. Porém, o backup desses aplicativos devem ser feitos manualmente, ou seja, você deve selecionar os dados que deseja salvar e arrastar para dentro da pasta criada em um desses programas.
Armazenamento externo
Outro modo de fazer o backup e evitar a perda de dados é utilizando um HD externo. Por meio dele, é possível reter arquivos importantes e depois guardá-lo em um local seguro, em que não haja risco do dispositivo cair ou ter eventuais impacto com outros objetos.
Caso você não tenha o costume de realizar backups e perdeu arquivos importantes, saiba que é possível recuperar dados de HD ou recuperar arquivos apagados de qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados.
A HD Doctor é referência nacional em recuperação de dados de HD e está há 20 anos no segmento, contando com 95% de sucesso nos casos recebidos e mais de 105.000 clientes satisfeitos.
Além de serviços para recuperar HD, a HD Doctor é expert em recuperar RAID e possui um departamento dedicado à serviços de alta complexidade. Sendo assim, em caso de perda de dados, entre em contato com nossa equipe no 0800 607 8700.
Além disso, siga a HD Doctor em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn